sábado, 15 de janeiro de 2011

Risco do Formol e Glutaraldeído nos cabelos

Carol Lima

O conservante Formol e o Glutaraldeído estão sendo amplamente utilizados nos salões de beleza para alisar os cabelos. Tais substâncias são proibidas pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em porcentagens acima de 0,2 e 0,1% respectivamente. Nestas concentrações possuem a função de conservantes e estabilizantes de produtos e não são prejudiciais a saúde, porém não desenvolvem o poder de alisamento nos cabelos. 

Em altas dosagens destroem a fibra capilar, causam alopecia temporária ou definitiva e podem provocar sérios danos a saúde, desde um processo alérgico, ardência nos olhos, bronquite, asma, coceiras, até inflamações e pneumonia química (que pode causar a morte), além de serem produtos considerados como cancerígenos.


Entre as substâncias alisadoras regulamentadas pela ANVISA está o trioglicolato de amônia, o hidróxido de sódio e de cálcio, que mesmo sendo autorizadas podem causar danos aos fios se aplicadas incorretamente.
Os riscos não são restritos às clientes, mas atingem a todos que se encontrem no ambiente no momento da aplicação do produto!

Procure informar-se sobre os produtos que seu Cabeleireiro utiliza e garanta a sua saúde e a saúde de seus cabelos!

Por: Carol Lima (Acadêmica de Farmácia e Cabeleireira)



Nenhum comentário:

Postar um comentário