segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Você sabia que existe um índice chamado FIB - Felicidade Interna Bruta?

Você sabia que existe um índice chamado FIB que mede o grau de felicidade interna bruta de pessoas que vivem num grupo, comunidade, localidade?
Perdemos no último século a pureza do pensar e agir no prazer simples, o cuidado com o plantar bem para colher bons frutos. Existem países que já estão aplicando diferentes medidores para entender a riqueza e o poder de uma nação. Não mais o PIB, que mede consumo e produção, mas o FIB, Felicidade Interna Bruta, que mede a felicidade de um povo, sua qualidade de vida. O FIB está sendo aplicado no Butão, pequeno país budista, e também em algumas cidades do Canadá. Em breve, estará em algumas cidades brasileiras. Eu particularmente vibro todos os dias para que a cada amanhecer uma nova energia entre nos nossos corações e que possamos optar por viver uma vida mais integrada e orgânica, com sustentabilidade social e ambiental, se trabalhando internamente para sermos mais amorosa e cuidadosa com a vida. Será que isso é idealismo?
FELICIDADE INTERNA BRUTA (FIB) é um indicador sistêmico desenvolvido no Butão, um pequeno país do Himalaia. O conceito nasceu em 1972, elaborado pelo rei butanês Jigme Singya Wangchuck. Desde então, o reino de Butão, com o apoio do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), começou a colocar esse conceito em prática, e atraiu a atenção do resto do mundo com sua nova fórmula para medir o progresso de uma comunidade ou nação. Assim, o cálculo da "riqueza" deve considerar outros aspectos além do desenvolvimento econômico, como a conservação do meio ambiente e a qualidade da vida das pessoas.
O FIB é baseado na premissa de que o objetivo principal de uma sociedade não deveria ser somente o crescimento econômico, mas a integração do desenvolvimento material com o psicológico, o cultural e o espiritual - sempre em harmonia com a Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário