quarta-feira, 29 de junho de 2011

Respeitável público: a Cia. Rataplan de Teatro apresenta 'Acorda, Aurora! A comédia'


   A nova produção da Cia. Rataplan de Teatro ‘Acorda, Aurora! A comédia’  estréia nesta sexta-feira( 01), às 21h, no Theatro Santa Roza,  e permanece em  cartaz  nos dias 02, 03, 08, 09, 10, 15, 16 e 17 de julho, no mesmo horário.  A entrada custa R$20(inteira) e R$10(estudante).
O espetáculo faz um recorte da teatralidade circense no Brasil.  “Resgatar o circo teatro como detentor de uma linguagem universal, é trazer a tona a simplicidade do espetáculo circense em toda sua essência. Desde meados do Século XIX no Brasil. Esse tipo de manifestação artística vem encantando multidões pela sua contemporaneidade e multiplicidade de linguagens, dialogando constantemente com as inovações técnicas e estéticas do seu tempo. Nossa pesquisa verticaliza no universo dos clássicos infantis, paralela a uma leitura singular dessas estórias”, comentou o diretor, Isaú Firmino.
 NA CENA - Dois atores, interpretando dois atores, que também são dois palhaços, e que por sua vez dão vida aos clássicos personagens de um dos contos de fadas mais lidos e vistos de todos os tempos A Bela Adormecida.

Nesse processo que se desdobra a partir de um estudo sobre os arquétipos da trama em questão deram margem para um aprofundamento subliminar a respeito dos fatores psicológicos das figuras dramáticas.

Em Aurora, não existe um comprometimento com a dramaturgia, mas uma liberdade de criação, que parte em premissa da forma com que o diretor conduz a montagem. Trata-se mais uma vez de reconstruir a fábula já tão conhecida do universo infantil e que permeia ainda a imaginação de muitos adultos. As figuras do Branco e do Augusto, típicas das esquetes do circo tradicional, também são imperceptíveis no espetáculo, ambos se misturam de tal forma que as escadas se intercalam de forma simultânea.

Dois atores, um baú com diversos adereços e figurinos usados em outros trabalhos no teatro, um pequeno cenário feito de canos PVC forrados com alguns tecidos e muita imaginação.

Aurora, então, nada mais é do que um jogo teatral, um exercício de improvisação provinda das festas infantis feitas até hoje pela Cia, uma oportunidade do ator colocar em prática toda sua essência. Acorda, Aurora! A Comédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário