quinta-feira, 12 de maio de 2011

Centro Cultural da CMJP abriga exposição em homenagem a Caribé e Bispo do Rosário

O Centro Cultural da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em parceria com a Associart, inaugura nesta quinta-feira (12), às 16h, a exposição 'O Outro Eu', uma homenagem ao centenário do artista Arthur Bispo do Rosário e ao artista Carybé. A exposição integra o ‘8º Festival de Artes Visuais da Paraíba’, o Favi, promovido pela Associação dos Artistas Plásticos Paraibanos (Associart-PB).

“Mostramos uma diversidade muito importante, como cada um tem um jeito singular de olhar o mundo, de ver as coisas que estão a sua volta. Por isso estamos homenageando, no Centro Cultural, dois artistas de olhar peculiar sobre o mundo. O tema é livre das outras obras para dar liberdade aos artistas criarem seus trabalhos a partir do foco na visão particular, que registra formas, cores e emoções”, revelou, o presidente da Associart, Dadá Venceslau.

Bispo do Rosário
Considerado pela crítica um dos principais artistas brasileiros do século XX, Arthur Bispo do Rosário é saudado nacional e internacionalmente, sendo apreciado por um público ainda restrito a intelectuais por representar movimento de vanguarda, com bases intuitivas. Nasceu em Japaratuba, Sergipe, no ano de 1909 e faleceu em 1989, no Rio de Janeiro.

Começou a produzir, de forma praticamente ininterrupta, a partir dos anos 40, e nesse trabalho incluiu elementos pop, movimento estético que só surgiria na Inglaterra por volta da década de 1960. Após exercer diversas atividades por onde passou, de marinheiro a empregado doméstico, Bispo sofre alucinações a partir de 1938 e começa a peregrinar pelas ruas do Rio de Janeiro até ser preso como indigente e demente e após ser diagnosticado como portador de esquizofrenia paranóide e a partir de então começa a produzir trabalhos artísticos.

Estima-se que elaborou cerca de mil peças, que permaneceram como propriedade da Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro, hoje desativada como instituição manicomial e transformada no Museu Arthur Bispo do Rosário.


Hector Júlio Paride Carybe, conhecido como Carybé, foi um importante astista plástico argentino, naturalizado brasileiro. Nasceu na cidade de Lanus, na Argentina, em 7 de fevereiro de 1911, e faleceu em Salvador, na Bahia, em 2 de outubro de 1997.

Apaixonado pela Bahia, o artista realizou obras que valorizavam a cultura baiana: os rituais afro-brasileiros, a capoeira, as belezas naturais e arquitetônicas. Fez a capa de livros para escritores como Jorge Amado, Mário de Andrade e Gabriel Garcia Márquez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário