sábado, 2 de abril de 2011

Obra de Manoel de Barros é destaque do Poesia Encenada do Sesc

Uma anedota contada por  Manoel de Barros em um de seus livros vai virar destaque na programação de cinema vinculada ao VIII Festival Poesia Encenada do Sesc, evento que está confirmado para os dias 6, 7 e 8 de abril na Área de Lazer do Sesc Centro João Pessoa, no dia da abertura, às 18 horas, com entrada franqueada ao público interessado. Os demais filmes definidos são: “Palavra Encantada”, dirigido por Helena Solberg, no dia 7/04 e  “Curta Poesia”,  de Frederico Machado, no dia 08/04.

"Wenceslau e a Árvore do Gramafone" tem direção assinada por Adalberto Muller e conta que em um lugar distante viviam o menino Wenceslau  e sua família, incluindo a figura do avô que lutara na Guerra do Paraguai e decide deixar um gramofone no porão da casa. Sem motivo definido, começa a brotar debaixo desse gramofone uma árvore, que cresce pela casa, fundindo-se ao equipamento musical. Na anedota escrita por Manoel de Barros a árvore sai arrastando as coisas do porão e o avô, que passa a viver sobre a árvore, escrevendo a partir desse momento frases estranhas num caderno de Apontamentos, que virá a ser a lição de poesia do menino.

Para ajudar Manoel de Barros a recontar na tela "o retrato do artista quando coisa", atuam no curta metragem artistas como Mirian Virna, William Ferreira, Adeilton Lima, Bidô Galvão e João Antônio. Narração de Chico Santana.

O segundo filme a ser exibido no festival "Palavra Encantada", é considerado pelos especialistas como "festa para olhos e ouvidos" e traz em seu elenco Zélia Duncan, Tom Zé, Paulo César Pinheiro, Martinho da Vila, Luiz Tatit, Chico Buarque, Maria Bethania, Lirinha, Ferréz, Jorge Mautner, Lenine, José Miguel Winisk, Adriana Calcanhoto, Antônio Cícero, Arnaldo Antunes, B Negão, José Celso Martinez Correa e Black Alien.

A obra de Helena Solberg desenvolvida em parceria com Márcio Debellian percorre uma viagem na história do cancioneiro brasileiro ao unir tanta gente em torno de sua pesquisa. Eles lançam "um olhar especial para a relação entre a poesia e a música, indo dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo". O filme traça um panorama da música brasileira até os dias atuais, costurando depoimentos emocionantes, surpreendente pesquisa de imagem e performances musicais.

O filme que conclui a mostra "Curta Poesia" reúne na verdade dois curtas já dirigidos por Frederico Machado. O primeiro deles é “Litania da Velha", gravado em 1997, e trata do último passeio da velha mendiga pela cidade de São Luis, revelando em ambos passeios  a certeza de um fim próximo. A narração é de Othon Bastos, a trilha sonora foi composta por Murilo Santos e no elenco aparecem Porfíria de Jesus e Aldo Leite. Já o curta que virá em seguida> "Infernos"  foi produzido em 2006 e destaca a personalidade e poesia de Mauro Machado, possibilitando que diversos públicos tenham a oportunidade de conhecer o rigor e pungência de seu texto construído em meio às ruínas da cidade de São Luis - lugar onde passa praticamente toda sua vida e onde estabelece uma relação de estranhamento, amor e de inevitabilidade do convívio cotidiano.
                                                   

O Sesc Centro fica situado à Rua Desembargador Souto Maior, 281, Centro, João Pessoa - PB. 
Fone 32083158.

Nenhum comentário:

Postar um comentário