segunda-feira, 4 de abril de 2011

"Ispinho e Fulô" abre Festival Poesia Encenada-homenagem a Patativa do Assaré

Concerto de Ispinho e Fulô. Vencedor do Prêmio Shell pela direção de música (toda ao vivo) e indicado pela ousadia na criação, une a poética de Patativa do Assaré, cantada e declamada, ao teatro criado a partir do improviso; e resulta num musical em novo formato.

A peça, em que o público pode beber cajuína e participar do espetáculo declamando e até dançando é resultado de uma leitura, sob a ótica de Paulo Freire - autor da pedagogia do oprimido - sobre a poesia política do poeta do sertão.
A Cia do Tijolo viajou, em 2010, para o Sertão do Cariri, onde, contemplada pelo prêmio Myriam Muniz, se apresentou na terra de Patativa e também na cidade de Paulo Freire.

A Cia. do Tijolo é vencedora do Prêmio Shell de música e do Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro na categoria Projeto Sonoro em sua primeira montagem e estará fazendo apresentação especial em João Pessoa, no dia 06/04 às 19h30, animando a programação do Palco Giratório desse ano, tendo como local a Área de Lazer do SESC-Centro. No dia seguinte o grupo apresentará “Uma Toada para João e Maria - O Amor segundo Chico Buarque”, também no SESC da capital.

A Cia do Tijolo vem à João Pessoa como atração do VIII Festival de Poesia Encenada do SESC, que movimentará a cena cultural pessoense nos dias 06 e 07 de abril (eliminatórias) e 08 de abril (finalíssima), na Área de Lazer da entidade comerciária que fica localizada à rua Desembargador Souto Maior, 291, Centro. Fone: 3208-3158. Entrada será franqueada ao público interessado.

A Cia optou pela ótica de Paulo Freire para ler o poeta do sertão. O objetivo foi colocar no palco os extremos entre a genial teoria de Freire - a pedagogia do oprimido - e a situação de analfabetismo e miséria do Sertão, que apesar disso pariu artistas como Patativa.

A dramaturgia, criada pela companhia, faz com que o público conheça de fato o poeta, que tenta ser entrevistado por este grupo de artistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário