domingo, 28 de novembro de 2010

Terapias alternativas gratuitas na Bica

A Prefeitura de João Pessoa oferece a servidores municipais e população em geral a oportunidade de se beneficiar com terapias alternativas. As pessoas interessadas podem participar de 'Terapia Comunitária', 'Biodança', 'Tai Chi Chuan' e 'Taporritmia', terapias que ajudam a relaxar e trazem diversos benefícios para a saúde. Os cursos acontecem de terça a quinta-feira, no Centro de Estudos e Práticas Ambientais, que funciona no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica).

"Inicialmente, essas terapias eram oferecidas apenas para servidores do município, mas agora a comunidade também pode participar, principalmente as pessoas que residem próximo ao Parque", informou a coordenadora do Centro, Larissa Maria. Segundo ela, a expectativa é que sejam abertas novas turmas oferecendo 'Reiki', 'Shantala' e 'Yoga'. Para obter outras informações sobre o atendimento, basta ligar para o Centro, no telefone 3218-9841.

Atualmente, estão sendo oferecidos cursos de 'Terapia Comunitária', que possui duas turmas, uma na quarta-feira pela manhã (das 9h às 11h) e outra na quinta-feira à tarde (das 15h às 17h). Já a Taporritmia acontece nas quartas-feiras pela manhã (das 8h às 12h). Quem optar pelo Tai Chi poderá assistir as aulas na terça-feira, no horário da tarde (das 15h às 17h), e a Biodança disponibiliza turmas nas quartas (das 15h às 17h) e quintas (das 9h às 11h).

O massoterapeuta Rosemberg Silva é responsável pelas sessões de Taporritmia no Centro. Essa técnica foi desenvolvida por ele com base na Tapotagem – um procedimento utilizado em fisioterapia respiratória – e na música. A terapia segue uma frequência de batidas rítmicas de percussão, utilizando as mãos e dedos para harmonizar as energias do corpo.

"Um instrumento usado na massagem é o tambor xamânico, que provoca uma vibração forte que desbloqueia tensões e é responsável pelo relaxamento completo do paciente", explica Rosemberg. Segundo ele, 90% dos pacientes acabam dormindo ao final da sessão. A massagem tem uma duração média de 40 minutos. Além do tambor e da música, trabalha-se a aromaterapia durante a técnica, com utilização de óleos naturais. Outras técnicas, como o Shiatsu e Quiropraxia também são aplicadas durante a massagem, dependendo do paciente.


O Centro de Estudos e Práticas Ambientais possui ainda uma horta em forma de Mandala, com diversas plantas medicinais, a exemplo de Hortelã e Capim Santo, e o Telhado Verde, que consiste na aplicação e uso de vegetação sobre a cobertura de edificações, ajudando a reduzir o calor e filtrar a água da chuva.

Fonte: Secom/PMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário