terça-feira, 30 de novembro de 2010

Efeméride

Hoje resolví navegar pelos sites europeus,  a porta de entrada lógico foi Portugal, no ionline a lembrança de que hoje faz 75 anos que perdemos o maior poeta português, Fernando Pessoa.

Não vamos convidá-lo a brindar com absinto. Mas ler um poema ou dois é uma boa forma de recordar o gênio. Para quem está em Lisboa, a dica é ir ao Teatro São Carlos ver o "Filme do Desassossego" (21h).

Para quem está na Paraíba, celebremos um poeta que fez nascer muitos mais. Pessoa e alguns heterónimos para degustar:


Fernando Pessoa

Mini B.I.
Nasceu a 13 de Junho de 1888 em Lisboa. Ainda na infância, teve o primeiro amigo imaginário ou pseudónimo: Chevalier de Pas. Ainda se inscreveu na Faculdade de Letras, mas desistiu e começou a trabalhar como tradutor e correspondente estrangeiro em casas comerciais. Só publicou um livro em vida: "Mensagem". Morreu de cirrose hepática aos 47 anos.

Personalidade
"Era tímido, fechado, mas com uma personalidade de liderança. Muito generoso e tinha um lado de brincalhão, que vemos nas cartas a Ofélia [namorada]", diz o investigador de Fernando Pessoa, Antonio Cordiello.

Poema
"O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente."

Um bom tema de conversa
Se encontrasse Fernando Pessoa na rua, podia pedir-lhe indicações sobre o melhor absinto de Lisboa, o ambiente no Martinho da Arcada ou que livro comprar. Pessoa era um leitor voraz. Conselhos para escrever cartas de amor, é melhor dispensar. Vai acabar com um poema carregado de diminutivos, ao estilo "almofadinha".


com informações do Ionline

Nenhum comentário:

Postar um comentário