domingo, 28 de novembro de 2010

Resgate de brinquedos populares na Aldeia SOS... Vem com a gente!



Com o passar dos séculos, a humanidade foi deixando o Natal se tranformar num período de grande estresse e fervoroso consumismo.

Infelizmente, as crianças e os adolescentes acabam por interiorizar esses valores e por acharem que a felicidade está em ter os últimos lançamentos que a mídia, estrategicamente, lhes apresenta.

A maioria desses brinquedos são eletrônicos e "fazem tudo sozinhos", limitando as crianças e adolescentes a apertarem botões, inibindo a sua capacidade de criação e dificultando a sua socialização.

Em relação às crianças e adolescentes institucionalizadas, essa pedagogia do "ter é igual a ser feliz" é ainda mais prejudicial, pois, na sua condição de extrema fragilidade, é ainda mais difícil entender que a magia dos comerciais não pode tornar-se realidade.

Pensando nisso, o Grupo de Estudos e Apoio à Adoção  de João Pessoa - GEAD/JP, em parceria com a Aldeia SOS, estará promovendo, no sábado, dia 11 de dezembro, a partir das 14h, nas dependências da própria Aldeia SOS, uma tarde de "Brinquedos e brincadeiras populares", com todas as crianças e adolescentes que lá se encontram acolhidas.

"Nós acreditamos que, se os brinquedos e brincadeiras tradicionais forem resgatados pela família e pela escola, as crianças e adolescentes terão mais oportunidades de desenvolverem a sua criatividade, sua coordenação motora, sua concentração e suas interações sócio-afetivas. Na verdade, brincar é uma atividade inerente as crianças e se elas não estão utlizando das brincadeiras tradicionais é porque não as conhecem ou porque não lhes estão sendo ofertados espaços adequados para que o façam", defende a Presidente do GEAD, Lenilde Cordeiro.

Lenilde passou a infância no Cariri paraibano, e lembra que assim como eu também ainda brincou com bolas de meia, bonecas de pano, pés de lata e tantas outras brincadeiras de criança. "Os brinquedos populares são simples e fáceis de fazer e conseguem atravessar muitas gerações. Quem, de nós, nunca brincou de roda ou com um pião, uma pipa, um ioiô, bolinhas de gude, amarelinha, passa anel?", relembra.
É bem verdade que, com o passar dos tempos, até as brincadeiras tradicionais vão sendo modificadas, para se adequarem à nova realidade. Os estilingues ou baleadeiras, por exemplo, já não são admitidos, dentro da nova cultura ambiental; a madeira, que predominava como matéria prima na construção dos brinquedos artesanais, hoje está sendo substituída pelo plásticos das garrafas pet, por exemplo (que não existia, há algumas décadas atrás).

Pra terminar, um pensamento da educadora Adriana Friedmann: "o brincar é fundamental ao ser humano, e não apenas à criança".
Se você deseja colaborar com esse evento, entre em contato por e-mail ou por telefone. Precisa-se de idéias e de pessoas que queiram ministrar ou assessorar as oficinas.


GRUPO DE ESTUDOS E APOIO À ADOÇÃO DE JOÃO PESSOA
CMDCA  nº. 81/1996  CNPJ nº. 00.299.626/0001-40 RG nº. 115.881/1997 REUNIÕES: TODA PRIMEIRA TERÇA-FEIRA DE CADA MÊS, ÀS 19h, no CONSELHO TUTELAR NORTE, situado à Av. Sergipe, nº 48, Bairro dos Estados - João Pesssoa-PB.
Contatos: (83) 3242-2580; (83) 8893-5412 (Lenilde Cordeiro - Presidente)
E-mails: gead.jp@gmail.com, lenildecordeiro@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário