sábado, 17 de agosto de 2013

Pilões recebe Caminhos do Frio com cultura popular e forró pé de serra


O grupo de Tradições Folclóricas Moenda, Os Três do Xamego e a banda Jeito Nordestino marcam o encerramento da Rota Cultural Caminhos do Frio no município de Pilões, neste domingo (18). As apresentações começam a partir das 20h, na Praça João Pessoa, no centro da cidade.
O primeiro a se apresentar é o grupo Moenda com danças populares como coco de roda, ciranda, maracatu, camaleão, araruna, xote das meninas e do carreirinho, baião, pezinho, balaio, xote, carimbó, xaxado, samba, pau de fitas e muitas outras.
O grupo pretende interagir com o público com uma grande ciranda. Com seu ritmo lento e suave, essa dança permite também a participação de pessoas idosas e atrai crianças pela facilidade e singeleza da dança popular.
Fundado em 1979, o Moenda tem ao longo dos anos procurado trabalhar não só como um grupo de danças, mas como um espaço de multiplicação do saber das tradições folclóricas, transmitindo aos jovens a importância de preservar, divulgar, respeitar os valores e a memória cultural da região.
Com mais de 20 anos de carreira, a segunda atração da noite é o grupo de forró Os Três do Xamego, um dos mais antigos da Paraíba, formado por José dos Santos (sanfona), Arimatéia (vocal e zabumba) e Bené (triângulo).
E para encerrar mais uma edição do Caminhos do Frio de Pilões, a banda campinense Jeito Nordestino tem a missão de esquentar ainda mais a noite fria com muito pé de serra. O vocalista Adeilton Targino disse que no repertório tem músicas autorais e clássicos do forró de artistas como Luiz Gonzaga, Antônio Barros e Cecéu, Os 3 do Nordeste e Trio Nordestino.
A Rota Cultural Caminhos do Frio vai aportar na cidade de Alagoa Nova, de 19 a 25 de agosto, com a ‘Festa da galinha e da cachaça’. Em seguida, encerra em Alagoa Grande, de 26 de agosto a 1º de setembro, com o Festival Jackson do Pandeiro.
O evento tem apoio do Governo do Estado e é promovido pelo Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano. Mais informações no blog oficial: www.caminhosdofrio.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário