quinta-feira, 5 de abril de 2012

Paixão de Cristo é encenada a partir desta sexta em João Pessoa

4c50cffee8275d7c22158aef45b7eb98.jpg
Antônio Deol (esq.) ao lado dos atores que interpretam, respectivamente, Maria Madalena, Judas Iscariotes e Jesus Cristo

Após mais de 80 dias consecutivos de ensaio, 55 atores, músicos e bailarinos apresentam nesta Sexta-feira da Paixão (06), na capital paraibana, o espetáculo Flor da Paixão, que conta a história da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Este ano, o projeto sacro promovido pela Prefeitura de João Pessoa será exibido entre os dias 06 e 08 na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, com entrada gratuita. Serão duas apresentações por noite - uma com início às 19h e outra às 21h. A organização espera um público de três mil pessoas por sessão.
http://www2.uol.com.br/JC/_ne10/cotidiano/foto/ensaio5.jpg
Elenco ensaiou três horas por dia, de janeiro a abril.

http://www2.uol.com.br/JC/_ne10/cotidiano/foto/ensaio3.jpg

Na releitura da vida de Cristo proposta por Antônio Deol, a história é contada por dois personagens bastante conhecidos da literatura bíblica e cristã: Judas Iscariotes e Maria Madalena. No Flor da Paixão, eles não só narram os acontecimentos como também instigam a plateia, conduzem o enredo e provocam reflexões.

Segundo Deol, o espetáculo faz ainda uma referência à cultura popular da cidade. "Esperamos dialogar com o público também a partir dessas referências. É um desafio propor uma narrativa que quebra tanto com o tradicional, mas estamos bastante ansiosos para a estreia, o elenco está bem afinado", contou.
http://www2.uol.com.br/JC/_ne10/cotidiano/foto/roupas_.jpg

As roupas do espetáculo foram todas confeccionadas pelo Centro Vocacional Tecnológico Estação da Moda (CVT), equipamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Cinco costureiras, quatro estagiárias e uma figurinista correram contra o tempo para entregar tudo pronto até o dia 03, quando houve o ensaio geral com as roupas. Além deles, outras sete pessoas ficaram responsáveis por deixar prontos os adereços de todo o elenco.

http://www2.uol.com.br/JC/_ne10/cotidiano/foto/moda3.jpg

Ao todo, foram 150 peças inspiradas nas flores da Acácia, símbolo da cidade de João Pessoa e do Maracujá, também conhecida como "flor da paixão”, por ter representação na vida e saga de Jesus Cristo. "A flor da acácia representa a tradição e cultura da cidade, enquanto que a partir da flor do maracujá podemos fazer algumas comparações. Por exemplo, ela possui 12 pétalas que fazem referência aos 12 apóstolos de Jesus. Os filamentos da planta representam a coroa de espinhos; as folhas pontudas, os açoites e lanças; as anteras e estigmas, as chagas de Jesus Cristo e os pregos da cruz”, explicou a figurinista Tainá Macedo, que assinou o design das peças.

Tainá explicou ainda que a coleção foi pensada também com o objetivo de criar uma identidade entre o público e o espetáculo. "As roupas vão fazer referência às festas populares da cidade, como as Festas das Neves, Carnaval Tradição, Muriçocas do Miramar, Cafuçu, Festival de Quadrilhas e o bloco carnavalesco Anjo Azul e cada detalhe dos figurinos vai pontuar o tema. Na roupa de Maria Madalena, por exemplo, vamos usar franjas que lembram os filamentos da flor do maracujá”, disse. A figurinista ressaltou que as peças serão releituras clássicas com toques do contemporâneo nas cores e modelagens.

Para o ator Dema Camazzo, construir o personagem de Judas Iscariotes foi ainda mais difícil nessa montagem. "Foi um desafio grande e também muito bacana de experimentar. Neste espetáculo, o Judas é colocado não como aquele que causou todo o sofrimento a Jesus, mas entende-se que ele foi apenas instrumento para que o plano do criador acontecesse", explica.
Já Ângelo Guimarães, ator que interpreta Jesus, conta que participar do espetáculo neste papel foi um presente. "Assim como a flor representa um presente que a Companhia entrega ao público, interpretar um dos maiores personagens da história foi sem dúvida uma graça para mim, que este ano completo 20 anos como ator", disse. Apesar do cansaço pelos dias intensos de ensaios, o elenco mal vê a hora de mostrar ao público o que vêm preparando com tanta dedicação ao longo de quase três meses.

Do NE10/ Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário