sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

I Comemoraçã​o do Dia Nacional do Samba em João Pessoa

Apesar de existir desde 1963, o Dia Nacional do Samba (2 de dezembro) jamais foi comemorado de maneira pública na Paraíba. O cenário do samba paraibano vem numa crescente há vários anos, em especial em João Pessoa; onde os sambistas vem garimpando espaço e fidelizando bons públicos em suas apresentações.  Em função disso, e certos de que em João Pessoa não há ninguém “ruim da cabeça ou doente do pé” o Projeto Samba na Paraíba, com o apoio da Funjope,  não deixará a data passar em branco, promovendo a I Comemoração do Dia Nacional do Samba na Paraíba. O evento será realizado na Feirinha de Tambaú, nessa sexta-feira (2/dez), a partir das 20h.

No comando da festa, o grupo Pura Raiz receberá vários convidados pra juntos fazerem uma grande roda de samba, em celebração a este que é um dos maiores símbolos da cultura popular do país. Estarão presentes nomes Mirandinha e Bené, dois precursores do atual momento do samba na cidade; e os jovens talentos como o compositor, cantor e instrumentista Chico Limeira, e as cantoras Polyana Resende e Gabriela Vilar.

Dia do samba - O dia Nacional do Samba foi instituído dia 02 de Dezembro de 1963, primeira vez que Ary Barroso – compositor do Samba Na Baixa do Sapateiro, que exaltava a Bahia – pisou em Salvador. Entretanto, a data só passou a ser comemorada no ano de 1972, e até hoje tem como grandes cenários da celebração as cidades do Rio de Janeiro e Salvador.

Pura Raiz - O grupo tem 15 anos de estrada, já abriu shows para grandes nomes do samba, como Zeca Pagodinho, Jorge Aragão e Dudu Nobre, e está gravando seu segundo disco. No repertório estão canções como João Pessoa Abençoada (um samba-enredo que enaltece a capital paraibana), Boato Sem Lógica e O Samba, todas composições do grupo; e Uma Prova de Amor (Zeca Pagodinho), Agoniza Mas Não Morre (Nelson Sargento), O Show Tem Que Continuar (Arlindo do Cruz), A Amizade (Fundo de Quintal), entre outrosContatos: 8892-3450, @sambanaparaiba, facebook.com/sambanaparaiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário