terça-feira, 18 de outubro de 2011

COMO NASCE UM CABRA DA PESTE é atração do Palco Giratório nesta quarta (19)

“Como Nasce um Cabra da Peste” está centrada nos preparativos e procedimentos populares para o nascimento de uma criança no sertão nordestino. O espetáculo pode ser prestigiado pelo público pessoense, nesta quarta-feira (19), no Teatro Lima Penante, a partir das 20 horas. Os interessados em conferir a atração devem adquirir seus ingressos na bilheteria do teatro através da doação de 2kg de alimentos, não perecíveis, que serão doados ao banco de alimentos do SESC/SENAC.
O texto de Altimar Pimentel, baseado na obra etnográfica de Mario Souto Maior, faz um apanhado das crendices, superstições, costumes e medicinas mágicas empregadas em tais situações no interior do Brasil rural. É um espetáculo que mesmo ao transportar para o palco essas situações numa abordagem cômica, o faz de maneira comovente, humana e respeitosa para com o homem do interior e sua cultura. Através da encenação do ritual do nascimento de mais uma criança no árido e hostil mundo da pobreza nordestina, pelas mãos de uma parteira – misto de santa e médica, temida e respeitada – autor e atores resgatam da tradição oral e do esquecimento o misticismo, a religiosidade sincrética, a luta pela sobrevivência e a doçura do homem do sertão.
Em cena, o casal interpretado por Edílson Alves (Joaquim) e Madalena Aciolly (das Dores) é submetido a provas heróicas e absurdas, sob o domínio da parteira Gerusa (Dadá Venceslau). Dadá Venceslau no palco se transforma, ainda, em moleque e vizinha invejosa. O natural talento de clown da turma da Agitada Gang, mesmo provocando muito riso, resulta em um espetáculo de forte dramaticidade e contundente denúncia do isolamento das populações interioranas, deserdadas socialmente e submissas a todos os tipos de carências, inclusive no que se refere à assistência médica. Aliás, alegria, bom humor, responsabilidade social e solidariedade são a marca dessa trupe de premiadíssimos palhaços e atores que se reuniu pela primeira vez, sob o nome de Agitada Gang, em 1987, para prestar homenagem e arrecadar fundos e donativos para o Palhaço Querrenca – um palhaço negro, paraibano, que vivia em situação de penúria e abandono.
“Criei situações, elaborei climas e desenvolvi um ritual alegre e bem humorado com alguns atores da Agitada Gang, onde fosse capaz de transmitir aquelas sensações semi-áridas antigas e terrivelmente atuais, no clima descontraído da comédia” Eliézer Filho. A partir de então, o grupo formado por atores, palhaços, arte-educadores, diretores e técnicos se consolidou e tem descrito uma trajetória de intensa atuação para platéias brasileiras e internacionais. Somente com o espetáculo Como Nasce um Cabra da Peste, o grupo já conquistou mais de 30 (trinta) prêmios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário