Subiu para 24 as universidades federais cujos técnico-administrativos paralisaram as atividade em função da greve organizada em todo o país pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras – FASUBRA. Até as 18h02min desta quarta-feira, também haviam aderido ao movimento os servidores administrativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB/BA), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de Viçosa (MG).

Na UFSM os setores estão aderindo gradativamente a greve. O RU atende até esta sexta-feira. A biblioteca, Protocolo e Coordenadoria de Comunicação Social já paralisaram. O HUSM vai manter as escalas de atendimento, por ser um setor com grande demanda. O processo da greve no Hospital será construído de forma coletiva, com diálogo entre direção, unidades e comando de greve.  Será instalado um ponto paralelo no comando e em todas as atividades de greve.  O processo eleitoral para os conselhos superiores e CPPD da UFSM foi suspenso a pedido da categoria dos técnico- administrativos em Educação, com apoio da SEDUFSM. 

Atividades de greve - Na quarta-feira, 8,  o Comando de greve percorreu vários setores da UFSM e também realizou discussões a partir das 9h, na sede do comando, na secretaria da Assufsm. Pela manhã houve uma reunião com o reitor Felipe Müller para discussões sobre a greve. Ele esclareceu que entende a pauta de reivindicação da categoria e apóia a greve dos servidores técnico-administrativos. O comando também reuniu-se com a direção do Restaurante Universitário para definir a continuidade dos serviços. Foi definido que o RU vai continuar atendendo, à portas fechadas, cerca de 135 alunos carentes da Universidade até o final do semestre. Durante o dia o Comando também esteve presente no Encontro realizado pela COMISSÃO INTERNA DE SUPERVISÃO DA CARREIRA- CIS no Audimax, com os servidores novos da UFSM. O comando fez alguns esclarecimentos sobre as atividades da greve e convidou os técnico-administrativos presentes para somarem-se ao movimento.