terça-feira, 7 de junho de 2011

Festival reúne o melhor da recente produção francesa em João Pessoa


Festival de Cinema Varilux
no Cineespaço do Mag Shopping, de 09 a 16 de junho de 2011
abertura, dia 09, às 21h30.
A partir do dia 10, estão programados quatro filmes diferentes por dia, a partir das 14h.
 A partir desta quinta, dia 09, a Aliança Francesa traz à cidade dez filmes que representam a produção cinematográfica atual do país dos irmãos Lumière. É o Festival Varilux de Cinema Francês que acontece até o dia 16 no Cineespaço do Mag Shopping, em Manaíra, com sessões a partir das 14h e com a reprise de filmes em dias e horários diferentes.  O Festival acontece pela primeira vez em João Pessoa, numa iniciativa da Aliança Francesa local que tem prestigiado o cinema no conjunto de suas ações artístico-culturais. O filme de abertura é “Postiche, esposa troféu”, de François Ozon, que será exibido às 21h30min.
O festival Varilux de Cinema Francês tem uma abrangência nacional acontecendo simultaneamente em 22 cidades brasileiras. A edição 2011 do festival premiará o público com filmes inéditos e projeção simultânea em 25 salas de cinema de norte a sul do país. Ampliada – de 9 para 22 cidades – o evento chega ao Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campos, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Juiz de Fora, Macaé, Maceió, Natal, Porto Alegre, São Luís, Santos, Salvador, Recife e Vitória. Também haverá encontros com profissionais da área cinematográfica, no Rio e em São Paulo, e receberá ainda delegações de artistas franceses, que apresentarão os filmes e participarão de debates com o público brasileiro.
A diva francesa Catherine Deneuve já confirmou a presença no Brasil para apresentar ao público e à imprensa a comédia “Potiche: Esposa Troféu”, de François Ozon, que será lançado no país pela distribuidora Imovision. O longa-metragem abre o festival em São Paulo e no Rio de Janeiro, sendo que dia 8 no cinema Reserva Cultural, em SP, e no dia 9 no Cine Odeon, no Rio. Nas outras cidades, será exibido em aberturas simultâneas entre esses dois dias.
O evento é realizado pela Unifrance Film International, associação de promoção do cinema francês no mundo que realiza mostras em grandes capitais como Nova York, Tókio, Moscou, Pequim e também no Brasil. O festival é promovido e patrocinado pela multinacional francesa Essilor-Varilux (fabricante exclusivo das lentes Varilux e do anti-reflexo Crizal).  O evento conta também com o patrocinio da Citroën e o copatrocinio da Allianz Seguros, L’Oréal, Tok&Stok e Sofitel. É produzido pela Bonfilm com apoio da Embaixada da França no Brasil e da rede de Alianças Francesas. 
 A programação
O Festival Varilux de Cinema Francês, que no ano passado atraiu mais de 25 mil espectadores, pretende apresentar sucessos do cinema francês para mais de 60 mil pessoas.  Comédia, ação, animação, filmes de autor: todos os gêneros estarão contemplados. Entre os 10 títulos inéditos destacam-se: "Potiche: Esposa Troféu" (Potiche), de François Ozon, com Catherine Deneuve, Gérard Depardieu e Fabrice Luchini (Imovision); "Uma doce mentira" (De vrais mensonges), de Pierre Salvadori, com Nathalie Baye, Sami Bouajila e Audrey Tautou (Mares Filmes); a animação "Um gato em Paris" (Une vie de Chat), de Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli (Bonfilm); e “Copacabana", de Marc Fitoussi, com Isabelle Huppert e Aure Atika (Pandora Filmes).
Outro longa-metragem aguardado é “Xeque-Mate” (Joueuse), de Caroline Bottaro, com Sandrine Bonnaire. Musa de Pialat e Chabrol, atriz principal do filme Sob o sol de Satã vencedor da Palma de Ouro em Cannes, Sandrine Bonnaire virá ao Brasil para a divulgação da película e ganhará ainda uma retrospectiva em sua homenagem com exibição de oito longas-metragens. O ciclo, realizado pela Embaixada da França, será lançado na ocasião do festival e depois circulará em várias cidades do país.
O festival também quer promover a troca de informações. Delegações de artistas franceses e profissionais da área cinematográfica debatem o mercado no “Encontro franco-brasileiro de coprodução cinematográfica”, que acontece no dia 10 de junho no Hotel Sofitel, em Copacabana. Entre os confirmados está Eric Garandeau, presidente do CNC (Centre National du Cinéma), que virá ao Brasil pela primeira vez. 
Mais informações no site www.festivalcinefrances.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário