quarta-feira, 13 de abril de 2011

‘O Divino Calvário’ experimenta circo e poesia na Semana Santa

A vida de Jesus contada em linguagem poética, por meio da dança, do circo e da música vai ser o fio condutor de “O Divino Calvário”. O espetáculo da Paixão de Cristo 2011 será encenado de 22 a 24 de abril, no Ponto de Cem Réis, e os ensaios já estão a todo vapor. Serão duas sessões por noite, sendo a primeira às 19h e a segunda às 21h. A peça selecionada para esta edição é do Grupo Experimental Cena Aberta (GECA) e da Trupe Arlequim, com direção de Marcos Pinto. O evento é uma realização da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

“O Divino Calvário” é uma adaptação do drama sacro "O Mártir do Calvário", do teatrólogo português Eduardo Garrido, escrito em meados do século XIX. O texto era um dos mais encenados pelas trupes e companhias itinerantes de circo e teatro da década de 50 do século passado.

Na Paixão de Cristo 2011, o elenco vai interpretar os últimos momentos de vida e crucificação de Jesus Cristo, interagindo com o público. O espetáculo traz uma nova roupagem da história mais conhecida do ocidente. A proposta é apresentar uma encenação poética entre o real expressionista e o imaginário minimalista.

A peça foi concebida em três atos, com dança, circo e música. Tudo isso é distribuído dentro do universo ibérico e nordestino. Os momentos distintos do nascimento e morte de Cristo são diferenciados pelas cores, figurinos, gestual e ritmos. O resultado é a dualidade de sensações.

A assistência de direção de “O Divino Calvário” é de Walter Olivério. Também fazem parte da equipe Kalline Brito (produção), Diocélio Barbosa (preparação circense), Joyce Barbosa (coreografia), além do compositor e regente Eli-Eri Moura (direção musical).

Estrutura e estimativa de público – A organização do evento vai disponibilizar arquibancadas com capacidade para 2 mil pessoas. Assim, o público estimado para o total de seis sessões, realizadas durante os três dias de evento, é de 12 mil espectadores. A entrada é franca e por ordem de chegada, sem convite prévio.

Assessoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário