terça-feira, 22 de março de 2011

97% da água doce disponível na terra é subterrânea



Hoje é um dia que mereceria muito destaque na mídia, buscando a conscientização da sociedade sobre a urgência de mudança de atitudes por um comprometimento e envolvimento com o uso da preciosa água potável.  A importância da água no nosso planeta é inegável, é fonte de vida, fundamental para o nosso organismo, uma vez que ele é composto de, aproximadamente, 70% de água, exercendo diversas funções essenciais, garantindo nossa sobrevivência. Sendo assim, o ser humano pode ficar, no máximo, até 03 dias sem consumi-la.
Cerca de 884 milhões de pessoas no mundo não tem acesso a água potável. E quando o planeta terra é chamado de planeta água, não é à toa. É que ¾ da sua superfície são cobertos por água. No entanto, mais de 97% da água doce disponível na terra é subterrânea(oceano e do mar), isto é, salgada; 3% de água potável, sendo que 2% encontram sob forma de geleiras e apenas 1% disponível para o consumo humano, sob forma de rios e lagos.  Devido a essa pequena proporção, é de suma importância contribuirmos para a sua preservação, evitando uma futura escassez.  
  
Quem quiser preservar pela vida, é bom mudar os hábitos e começar a economizar.
Podem-se destacar alguns hábitos simples, que contribuiriam para a preservação da água potável: 

  • Escovando os dentes com a torneira fechada.  Só abra na hora necessária, quando for enxaguar a boca.  Evita-se, desse modo, o desperdício de até 80litros de água. 
  • Na hora de lavar a louça, não deixe a torneira aberta enquanto ensaboa. Aproveite para enxaguar toda a louça de uma vez só. Assim, pode-se economizar até 100 litros de água.
  • Quando for lavar o automóvel, use um balde. Pode não parecer, mas enquanto um banho de mangueira de meia hora consome até 500 litros, usando um balde, o gasto não passaria de 40 litros.
  • Lavar a calçada com a mangueira também é um desperdício.  Ao usar um balde, evita-se um gasto que pode chegar a 280 litros.  Mas o mais correto mesmo é usar uma vassoura, que dispensa o uso de água.
  • Banhos longos gastam de 95 a 180 litros de água.   Banhos rápidos economizam água e energia.  Em banhos de banheira, o volume de água é maior ainda: cerca de 200 litros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário