sexta-feira, 4 de março de 2011

100 anos de Maria Bonita é Mostra do Cine SESC

No dia em que se homenageia todas as mulheres: 8 de março, o Cine SESC destaca o centenário de nascimento da primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros, Maria Gomes de Oliveira, mais conhecida como Maria Bonita, com a exibição do filme Lampião e Maria Bonita – onde acaba a história e começa a lenda, dirigido por Paulo Afonso Grisolli. Por conta do feriado de Terça-feira de carnaval, as sessões acontecem na próxima quinta-feira (10), às 16h e 18h e na Sexta-feira (11) às 12h, no Mini Auditório do SESC Centro, com entrada franca.
 
O filme apresenta em seu elenco Nelson Xavier, Tânia Alves, Roberto Bonfim, José Dumont, Jofre Soares, e tem a duração de 101 minutos. Produzido no ano de 1982, na forma a partir de um teledrama de Aguinaldo Silva, relata o caso em que Lampião e Maria Bonita sequestram um geólogo inglês e pedem um resgate por sua vida. Enquanto o Governo e a Embaixada da Inglaterra estudam o problema, a patrulha do tenente Rufino se aproxima do esconderijo dos cangaceiros. Em meio de muita ação, lutas e traições de parte a parte, anuncia-se a batalha final entre o bando de Lampião e os soldados, chamados de “macacos" ou “volante” na época.

Maria Bonita

Nascida em 08 de março de 1911, na fazenda Santa Brígida, na Bahia, casou-se aos 15 anos, depois de um casamento frustrado, em 1929 tornou-se a mulher de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, conhecido como o "Rei do Cangaço".
Maria Gomes de Oliveira continuou morando na fazenda dos pais, mas um ano depois foi chamada por Lampião para fazer, efetivamente, parte do bando de cangaceiros, com quem viveria por longos oito anos. Ao lado do cangaceiro, Maria Bonita teve uma filha de nome Expedita Ferreira Nunes e os gêmeos Arlindo e Ananias Gomes de Oliveira, assim como nasceram mais dois filhos, sendo natimortos. Morreu em 28 de julho de 1938, quando foi degolada ainda viva pela polícia armada oficial, assim como Lampião e outros nove cangaceiros.  
O Cine SESC fica na Unidade do SESC Centro, em João Pessoa, na Rua Desembargador Souto Maior, 281, região central.

Debate

         No dia 23 de março, às 14h, na Área de Lazer do SESC Centro, estará acontecendo a palestra Maria Bonita, 100 anos, ministrada pelos historiadores Adriano Macena, ligado a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, especialista no tema Cangaço. Após a palestra será feita uma apresentação do grupo “Mulheres do Cangaço”, dirigido pelo folclorista Pedro Cândido, bem como uma homenagem as mulheres paraibanas que são destaques na esfera política e segurança pública.




Érika Morais
Setor de Cultura SESC Centro- JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário