quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PIOLLIN APRESENTA RETÁBULO EM JOÃO PESSOA

O Piollin Grupo de Teatro está em temporada de três meses na capital com a mais nova montagem, Retábulo. As apresentações acontecem de quinta a domingo, com duas sessões aos sábados até 27 de março, Dia Internacional do Teatro. O espetáculo é apresentado sempre a partir das às 20h, no Teatro Piollin, com ingressos a preços populares (R$ 10,00 e R$ 5,00).  


Retábulo é uma adaptação cênica da narrativa "Retábulo de Santa Joana Carolina" de Osman Lins. A direção é assinada por Luiz Carlos Vasconcelos. No elenco Buda Lira, Everaldo Pontes, Ingrid Trigueiro, Luana Lima, Nanego Lira, Servilio de Holanda, Soia Lira e Suzy Lopes. A composição musical é por conta de Eli-Eri Moura e Marcílio Onofre.


O Piollin Grupo de Teatro oferece como contrapartida social para a comunidade, a gratuidade aos domingos para alunos da rede pública de ensino, alunos do curso de artes cênicas da UFPB – em ambos os casos é necessária a apresentação da carteira de estudante. Também tem entrada gratuita nestes dias alunos, familiares e ex-alunos do Centro Cultural Piollin.


O RETÁBULO DO SENHOR LINS

O espetáculo narra a história de Joana Carolina e de todos seus sofrimentos de mulher simples do povo através de vários eu narradores. Para o diretor Luiz Carlos Vasconcelos, Osman Lins  “revoluciona a narrativa literária com suas construções elaboradas com rigor e requintada beleza, talhando assim, verdadeiro retábulo literário”. 

Segundo o diretor, esta encenação dialoga com as proposituras narrativas osmanianas para tentar instaurar uma cena também rigorosa, apoiada simultaneamente na poesia da palavra e do corpo em ação. “Quem sabe assim conseguimos atingir, de forma mais eficiente, os homens e mulheres de nosso tempo?”, conclui.

A espacialidade da sala é ocupada pelos atores e pelo público sem mediações; Simultaneidade e sobreposição de espaço e tempo ampliam, como num prisma, as possibilidades de leitura da encenação. 




Edileide Vilaça 
Com informações da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário