sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

MURIÇOCAS DO MIRAMAR – 25 ANOS DE ARTE E ALEGRIA

O zumzumzum já começou. Abram alas que as Muriçocas do Miramar estão chegando para comemorar ‘25 anos valorizando a Prata da casa’ com Mestre Fuba, Diana Miranda, Mayara Gonçalves, Renata Arruda, Capilé e a participação de muitos outros artistas paraibanos que marcaram a trajetória do bloco de arrasto mais antigo da Paraíba e precursor de todo o movimento Folia Rua. Mantendo a tradição, as muriçocas invadem a Avenida Epitácio Pessoa na próxima quarta-feira, dia 02 de março. As camisetas já estão à venda na Praça das Muriçocas, no Miramar, ao preço de R$20,00. O bloco é patrocinado pela Prefeitura Municipal de João pessoa. 

“Este ano resolvemos homenagear o artista paraibano, pois foi com eles que tudo começou. São 25 anos de muita história pra contar e todos nossos grandes talentos não só da música como também das artes plásticas e cênicas, estão diretamente ligados a esse movimento, todos são protagonistas desse patrimônio vivo que é o Muriçocas do Miramar”, declarou o presidente do bloco, Antonio Gualberto.

Ao buscar nos escaninhos da memória 25 anos de vivência e paixão dentro do Muriçocas do Miramar, o Mestre Fuba parafraseou e traduziu-se nos versos da música ‘Porta Estandarte’ do paraibano Geraldo Vandré: “Eu vou levando a minha vida enfim. Cantando e canto sim, e não cantava se não fosse assim levando pra quem me ouvir. Certezas e esperanças pra trocar”. 

Arte na arte – O estandarte deste ano traz a arte do artista plástico Elpídio Dantas. Na passagem do bloco pela Via Muriçoca, todos os estandartes estarão no abre-alas transformando o desfile numa verdadeira galeria de artes com renomados artistas paraibanos: Regina Záccara, Flávio Tavares, Clóvis Júnior, Sóter Carreiro, Archidy Picado Filho, W.J.Solha, Di Souza, Nai Gomes, Zélia Pessoa, Thiago Lima, Marlene Almeida, Henrique Magalhães, José Altino, Paulo Vieira, Diógenes Chaves e Margareth Aurélio, Shiko, Alice Vinagre, Josenildo Suassuna, Dadá Venceslau, Hans Petta, Clarice Lins e Sérgio Lucena.

Prata da casa – Além das atrações que irão garantir a folia deste ano, ao longo de 25 anos, entre os artistas paraibanos que já participaram e animaram os foliões do Bloco Muriçocas do Miramar estão Elba Ramalho, Chico César, Zé Ramalho, Gracinha Teles, Alex Madureira, Jairo Madruga, Lis Albuquerque, Regina Brown, Dadá Venceslau, Totonho, Cátia de França, Orquestra do Maestro Vilô, PBPOB, Metalúrgica Filipéia, Sinfônica da Paraíba, Livardo Alves, Escurinho, Beto Brito, Cabruêra, Capilé, Ala Ursa, Boka Loka, Jarbas Mariz, Braulio Tavares, Patrícia Moreira, Nação Marcahyba,  Escola de samba Malandros do Morro, Catedráticos do Ritmo, Império do Samba, Tribos Indígenas Pele Vermelha, Papo Amarelo, entre outros.

Uma das mais recentes atrações é a cantora revelação Mayara Gonçalves que é filha de um dos fundadores do bloco e autor do hino oficial, Mestre Fuba. Mayara desfilou pela primeira vez em 1989 ainda na barriga da mãe.   Quando completou 15 anos saiu no trio do pai fazendo back vocal, e a partir daí participou todos os anos, até que em 2010, puxou pela primeira vez um trio. “Foi a maior emoção da minha vida! Esse ano, sairei acompanhada por excelentes músicos paraibanos, destacando o guitarrista Zé filho, que fará a produção musical. Estou ansiosa pra que chegue logo o dia 2 de março!”, confessa Mayara.

Um comentário:

  1. Parabens pelo seu blog, muito informativo, Gostei, visite o meu e segue lá Por favor:

    www.georgerdi.blogspot.com

    George Abraços a Todos!

    ResponderExcluir