sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Alerta sobre violência contra a mulher no Carnaval

"No Carnaval não vale tudo. Acabe com a Fantasia da violência contra a Mulher". Este é o tema da campanha que a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) realizará no período da prévia Folia de Rua e no Carnaval Tradição. O período da campanha será de 25 de fevereiro a 08 de março.

A iniciativa faz parte das ações do Mês da Cidadania Ativa para as Mulheres (Mês de Março), onde se comemora o Dia Internacional da Mulher – 08 de março, que este ano, cai no dia de Carnaval.

Segundo a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nézia Gomes, a campanha tem o objetivo de alertar que nas festas carnavalescas as mulheres sofrem diversos tipos de violência. "Temos a ideia de que no Carnaval vale tudo e, com isso, muitas mulheres passam por situações de violência e não sabem. Beijar forçado, passar a mão e puxar o cabelo, pode não parecer, mas tudo isso é violência contra a mulher. Precisamos acabar com essa fantasia", disse a secretária.

Serão distribuídos leques com a população, com dicas de serviços de referência ao atendimento à mulher que estiver em situação de violência. Também serão espalhadas em pontos estratégicos, faixas de sensibilização com temas ligados ao Carnaval.

"Esse é o primeiro ano que desenvolvemos uma campanha específica para as mulheres no Carnaval. A intenção é conscientizar a população e, em especial, as mulheres para que elas não se intimidem com abordagens agressivas e, em qualquer sinal de violência, procurem ajuda", complementou Nézia Gomes.

Algumas orientações às mulheres:

Se sofrer violência sexual, procure, em até 72 horas, o Centro de Referência em Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual, na Maternidade Cândida Vargas. Telefone (83) 3015-1510.

Se sofrer algum tipo de violência, procure o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, na Rua Afonso Campos, 191 – Centro. Ou ligue 0800 283 38 83.

Se for abordada de forma agressiva, procure a polícia mais próxima, ou ligue 190.

Um comentário:

  1. Valeu pela divulgação. Seu blog está lindo!!! Sucesso, bjs no coração

    ResponderExcluir