sábado, 29 de janeiro de 2011

Ateliê Multicultural promove nesta sexta(04) o VII Baile Afro, com Oxum Pandá


O grupo Oxum Pandá, tradicional afoxé de Olinda- PE, é a principal atração do VII Baile Afro que será realizado na próxima sexta-feira (04) promovido pelo Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, localizado na Ladeira da Borborema, 101, Centro Histórico da Capital, a partir das 22 horas. O evento faz parte da programação cultural do ateliê de 2011, e o ingresso custa R$ 6,00.   

Considerado como um dos renomados da tradição dos Afoxés do Pernambuco, grupo atuante da cultura popular nordestina, Oxum Pandá, trará para a Paraíba toda a força da musicalidade pernambucana, celebrando o amor e a beleza da deusa das águas doces. Seu repertório é cantado em português e ioruba no ritmo Ijexá utilizando instrumentos de origem afro-brasileira tais como: Atabaques, agogôs, tantans, abé(cabaças) e timbaus). A apresentação é um verdadeiro espetáculo mostrado de forma alegre e contagiante.

A abertura do VII Baile Afro será do grupo paraibano ‘Raízes’, nascido e com sede no Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, vem se destacando no cenário cultural local pela mistura ritmos e danças da cultura popular a exemplo do coco de roda, maculelê, samba de roda, ciranda, afoxé, entre outros. Premiado no I Festival de Dança do Theatro Santa Roza, o grupo vem consolidando sua contribuição histórica para a cultura paraibana e nordestina.

Programação-De acordo com o artista plástico Elioenai Gomes, esta é a sétima edição do Baile Afro que o Ateliê Multicultural vem promovendo com o objetivo de divulgar a cultura negra com grandes atrações da cultura nordestina e brasileira. E durante todo mês de fevereiro o Ateliê conta com uma vasta programação onde podem ser conferidas a Passarela Poética com uma coletânea de autores paraibanos, a exposição ‘Elementos- Herança da Mãe África’, a exposição ‘A Magia das Máscaras Carnavalescas’, o VI Baile de Máscaras da Ladeira,(dia 18), a Saída do Bloco Folião de Ladeira a baixo(25),na abertura do projeto Folia de Rua, encerrando com o Cortejo dos Tambores, no dia 27.

O Ateliê Multicultural- é um espaço apartidário que tem como proposta contribuir para uma melhor qualidade de vida no Centro Histórico de João Pessoa. É composto de uma galeria, cinco salas de oficinas e espaço para eventos de pequeno e médio porte. No Ateliê é desenvolvido um trabalho de pesquisa com reciclados na criação de objetos de arte. O objetivo principal é a divulgação e a popularização da cultura para a inclusão social de jovens e seus familiares na cadeia produtiva do turismo no Centro Histórico com várias ações integradas.

Serviço:
 Evento: VII Baile Afro
Atrações: Afoxé Oxum Panda (PE) e Grupo Raízes (PB)
Quando: 04/02 (sexta-feira)
Local: Ateliê Multicultural Elioenai Gomes. Ladeira da Borborema, 101, Centro Histórico (Próximo à Catedral Nossa Senhora das Neves).
Ingressos: R$ 6,00 (Seis reais)/ Informações: 8730.9629

Um comentário:

  1. Que maravilha!!!!!!!! Estarei por lá. E parabéns pelo blog sempre dou uma passada por aqui.

    Abraços.

    Tonny Filho

    ResponderExcluir