quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Francês Manu Chao é atração da última noite em Tambaú

O cantor, compositor e instrumentista Manu Chao é a grande atração da última noite do Estação Nordeste 2011. Pela primeira vez em João Pessoa, o artista de passaporte francês e bagagem cultural universal sobe ao palco montado no Busto de Tamandaré logo após a apresentação da banda campinense de surf music Sex on the Beach, por volta das 22h. O evento é uma promoção da Prefeitura de Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

Manu, cujo nome completo é Jose-Manuel Thomas Arthur Chao, nasceu em Paris no dia 21 de junho de 1961. Filho de um escritor espanhol (Ramón Chao, da região da Galícia), o cantor cresceu bilíngue e sofreu influencias do punk e do rockabilly durante a adolescência. Nos anos 1990, com a banda Mano Negra, que também trazia fortes pinceladas da música francesa e espanhola, Manu alcançou sucesso na França, Espanha e América Latina. Durante a turnê por aqui, os integrantes da banda viajavam de barco, juntamente com atores e um circo, tocando em cidades portuárias ao longo da costa do continente. A apresentação na convenção mundial Eco 92, no Rio de Janeiro, foi um dos pontos marcantes da viagem.

Já sem banda, em 1995 ele voltou à América Latina e passou os anos que se seguiram viajando com seu violão e gravando apenas ocasionalmente, sem compromisso. O resultado musical de suas viagens, o disco ‘Clandestino’, foi lançado em 1998. A repercussão inicial foi tímida, mas ‘Clandestino’ acabou sendo um grande sucesso na França e na América Latina (em especial, no Brasil), apesar de suas letras serem uma mistura de inglês, francês, espanhol, galego e português. Músicas como “Desaparecido” e a faixa-título tocaram nas rádios brasileiras e tiveram ótima repercussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário