quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

6 DE JANEIRO - HOJE É O DIA DO SANTO REIS




DIA DE REIS
Melquior, Gaspar e Baltasar: quem eram eles?

Adoração dos Três Reis
... eis que uns magos chegaram do Oriente a Jerusalém dizendo: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Porque nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.
Mateus 2:1-12

Relato bíblico: três magos saíram do Oriente guiados por uma estrela para prestar homenagem ao recém-nascido rei dos judeus. Chegam os andarilhos a Jerusalém, capital de Israel, onde reina Herodes. Não encontram o menino e continuam a seguir a estrela até Belém.
A tradição cristã e a imaginação popular encarregaram-se de transformar os magos em reis magos, Melquior, Gaspar e Baltasar.

Escritos bíblicos não afirmam que eram três os andarilhos. Talvez o número corresponda aos presentes recebidos pelo Menino Jesus, ouro, incenso e mirra, significando divindade, transcendência e eternidade.

Mas, se existiram, quem foram? Uma hipótese forte: seriam reis persas. A palavra magu vem do persa, que em grego virou magos. Em latim, magu, poderoso. Seriam sacerdotes persas, sábios e possuidores de dons divinos, conhecedores de Astronomia e Astrologia. Saberiam como e por que seguir uma estrela. No sentido bíblico, representam as nações que reconheceram no menino o rei prometido.

Os nomes têm origem oriental. Melquior, do hebreu, “rei da luz”. Baltasar, do aramaico, “Deus proteja a vida do rei”. Entre os anos 19 e 65 da era cristã, viveu na Pérsia o príncipe Gundofarr, “vencedor de tudo”, Gaspar.

Em representações artísticas, sempre aparecem vestidos como os reis persas. O que importa é que todo 6 de janeiro a tradição cristã comemora o Dia de Reis, data em que os “reis magos” teriam chegado a Belém para adorar o “rei dos reis”.

Almanaque Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário