terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Sagitariana: Hoje é o aniversário da presidente eleita, DILMA ROUSSEFF

Hoje terça-feira, dia 14, a minha, ou melhor, a nossa presidente eleita, Dilma Rousseff, completa 63 anos. A data será comemorada ao lado da família, em Porto Alegre (RS). Dilma deixou Brasília na noite de ontem e a expectativa é que a petista retorne para a capital federal amanhã, no final do dia.

Na sexta-feira que vem (17), Dilma e seu vice, Michel Temer, serão diplomados nos cargos pela Justiça Eleitoral, em solenidade a ser realizada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Em meio às comemorações pelo aniversário, Dilma retoma esta semana as conversas com aliados para definir o espaço do PSB, PC do B, PP e PDT em seu governo.

Lula na PB - E por falar em Dilma, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita hoje a Paraíba dentro do roteiro de viagem que está fazendo pelo Nordeste como despedida do cargo de presidente da República. Lula estará nesta terça em São José de Piranhas, para inspecionar  andamento das obras de Transposição do Rio São Francisco. 

NA FOTO: Este ano eu conhecí o carnaval de Salvador, posso dizer que o melhor não está na avenida da Barra. É preciso sair do circuito e ir para as entranhas da capital da Bahia e ver de perto o carnaval afrodescendente. Foi com essa intenção que eu e a minha feminista  preferida Gilbertinha(Gilberta Soares) , fomos até a ladeira do Curuzu onde acontece a concentração do bloco afro mais cultuado e antigo de Salvador, o Ilê Ayê e o seu tradicional cortejo pela comunidade.

O ritual foi lindo, me arrepiei inteira. Melhor ainda foi encontrar vestida com a colorida fantasia do Ilê Aiyê a minha futura presidente acompanhada do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT) e da primeira-dama, Fátima Mendonça. Dilma contou ter escolhido o Ilê Ayê porque queria conhecer um bloco de matriz africana. Ela participou do ritual de purificação e limpeza energética, tradicional na saída do bloco, e soltou uma das 36 pombas brancas que foram soltas em homenagem ao aniversário de fundação do grupo carnavalesco.

De uma coisa eu tenho certeza, depois daquele banho de pipoca que coletivamente tomamos, estamos abençoadas pelo menos até o próximo carnaval. Axé! Sim, eu também sou sagitariana, mas fortemente influenciada pelo capricórnio, principalmente no profissional. Parabéns pra 'Dilminha', pense numa sagitariana forte!
 

O BLOCO - O Ilê Aiyê, ou simplesmente Ilê, foi criado 1974, sendo o primeiro bloco afro do Brasil que hoje constitui um grupo cultural de luta pela valorização e inclusão da população afro-descendente, inspirando a criação de muitos outros grupos culturais no Brasil e no mundo.

Na sua primeira apresentação no carnaval de 1975, o Ilê Aiyê lançou a música "Que Bloco é Esse", de Paulinho Camafeu:
"Que Bloco é esse

Eu quero saber
É o mundo negro
Que viemos cantar para você"

O surgimento do grupo foi entre reprovações e ameaças. Hoje em dia o Ilê Aiyê é um patrimônio da cultura baiana, um marco no processo de reafricanização do Carnaval da Bahia.

2 comentários:

  1. Sargitarianas? Que legal, também sou sargitariana e reafirmo a grandeza da mulher, mas sendo sargitariana é uma gigante! fico feliz em saber que essas duas grandes mulheres são minhas irmãs signatarianas. Acrescentar mais o quê, afinal? Mana

    ResponderExcluir
  2. POIS É SÓ PODIA SER SAGITARIANA; TODAS NÓS MULHERES QUE NACEMOS SOBRE A REGENCIA DESSE MARAVILHOSO SIGNO; VIEMOS AO MUNDO PARA FAZER HISTORIA; NÃO É VEJA VOCÊ POR EXEMPLO, JÁ FOI PROTAGONISTA DE QUANTAS!

    FELIZ ANIVERSARIO
    VOCE NACEU PRA BRILHAR E FAZER A DIFERENÇA
    DEUS TE ILUMINE E TE GUARDE SEMPRE
    BEIJOS
    DA SUA AMIGA SHEILLA.

    ResponderExcluir