quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Novos rumos para Fundação Espaço Cultural

Ainda sobre a Funesc, nesta quarta(29), eu entrevistei no programa Revista Tabajara pela 105.5 FM, a futura Presidente da Fundação Espaço Cultural, Lucineia Maia de Souza Bezerra (Lu Maia). Simultaneamente eu também conversei com o atual gestor, Maurício Burity. Foi o primeiro contato de transição dos dois. Um show de civilidade, ética, transparência e espírito público. No final da entrevista eles marcaram no 'ar' uma reunião às 09h, desta quinta, dia 30. Quem  também participou  rapidamente da entrevista foi o ex Presidente da Funesc e próximo Diretor Adjunto da PBTur, Antonio Alcantâra. 

Hoje, o Governador Diplomado Ricardo Coutinho anunciou mais 13 novos auxiliares, e além de Lu Maia e Toinho Alcântara, outro nome que me deu muita satisfação e confiança foi o da jornalista Ruth Avelino para comandar a PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo).

"Choque de Ousadia e inovação e reestruturação na PBtur". É dessa forma que o governador diplomado crê alavancar o órgão, com uma postura ofensiva e dando valor aos diversos equipamentos turísticos existentes no Estado. Além disso, Ricardo vê como necessário a parceria com os municípios para fazer o Turismo no Estado crescer.
 
Funesc
 
Lu Maia, indicada a presidente da Fundação Espaço Cultural, garantiu a realização do Fenart em 2011. Para isso, ela afirma que vai conversar com o secretário indicado Chico César para redifinir o conceito do evento. "O Fenart é do povo e vamos continuar com esse trabalho, que é maravilhoso. Além disso, não descartamos levar o Fenart para todo o Estado", concluiu.

Já Ricardo ratificou a realização do Fenart e anunciou que pretende recuperar alguns eventos que foram esquecidos pelo atual governo, como o Festival de Artes de Areia, além de incorporar outros eventos existes ao calendário cultural do Estado.



Quem é ela - Natural da cidade de Tarauacá (AC), Lú Maia é bacharel em Biblioteconomia e especialista em Gestão Pública Municipal pela UFPB. Fotógrafa e Produtora Cultural. Atuou como gestora Cultural da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e atualmente está na Diretoria da Unidade Cultural Casarão 34. Em Manaus, onde viveu durante 20 anos, trabalhou na Assessoria da Zona Franca de Manaus e em Empresas privadas na área adminsitrativa de marketig.

Mais uma no meu CONFESSIONÁRIO -   Conhecí  Lú Maia quando eu era Assessora de Imprensa da Funjope e ela ainda Secretária  direta de Luis Carlos Vasconcelos. Sabe aquelas pessoas com uma vontade enorme de aprender, contribuir, e dotada de boa intenção para cuidar daquilo que é público? Assim é Lú. Sem falar na sua humildade e seu jeitinho de se impor sem passar por cima de ninguém. Devagar ela vai conquistando seu espaço e assumindo desafios importantes como se nada tivesse acontencendo.

Depois da Funjope,  Lú foi coordenar o Casarão 34 e eu passei pela TV Cidade e fui parar na Estação Ciência, e independente de onde a gente esteja, a amizade foi consolidada e o carinho é o mesmo. Nossa, como eu fiquei  feliz  por mais esse degrau que vai subir essa cabocla com sangue de índio das bandas do Acre.

Eu nunca vou esquecer: um dia eu estava sozinha em casa, trancada no meu quarto , passada  de dor na região lombar, quando o celular toca e era ela. Com poucas palavras Lú me disse "levante e vá agora para o hospital", e eu muito obediente conseguí dirigir meu carro, acho que guiada pela força de suas palavras,  cheguei na urgência da Unimed. Eu pensava que era só dor na coluna. Chegando lá, fui atendendida pelo Urologista Drº Osório Abath. Sabem o que aconteceu? eu fui imediatamente internada para todos os procedimentos cirúrgicos onde me submetí à retirada de um cálculo renal que estava preso no canal da uretra, pois corria sérios riscos de comprometer o funcionamento do meu Rim Esquerdo.

Por essa e outras que eu desejo com  toda minha energia que Lú Maia receba muita luz e sabedoria da nossa ancestralidade indígena para sempre fazer o que tem que ser feito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário