quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Pianista francês apresenta Franz Liszt em recital no Bangüê, nesta quarta (15/12)


 Olivier Moulin dedica repertório a compositor teuto-húngaro, cujo bicentenário será celebrado em 2011

No âmbito da sua programação cultural, e para fechar o ano com chave de ouro, a Aliança Francesa traz a João Pessoa, graças a uma parceria com o Consulado Geral da França para o Nordeste e com o apoio da Funesc (Fundação Espaço Cultural da Paraíba) e da UFPB, o pianista francês Olivier Moulin.

Olivier Moulin passa pela capital paraibana com um repertório que homenageará o compositor Franz Liszt, cujo bicentenário do seu nascimento será celebrado em 2011. A apresentação acontece nesta quarta-feira (15/12), às 20h, no cine-teatro Bangüê do Espaço Cultural José Lins do Rego, com entrada gratuita.

No programa constam as obras “Danse macabre d'après Saint-Saëns”; “Il penseroso”; “Sonnet de Pétrarque 123”; “Après une lecture de Dante”; “Impromptu”; “Nuages gris” e “Totentanz”.

Franz Liszt (em húngaro Liszt Ferenc) nasceu em Raiding, Boêmia, em 22 de outubro de 1811 e veio a falecer em Bayreuth em 31 de julho de 1886. Foi um compositor e pianista teuto-húngaro do Romantismo. Liszt foi famoso pela genialidade de sua obra, pelas suas revoluções ao estilo musical da época e por ter elevado o virtuosismo pianístico a níveis nunca antes imaginados. Ainda hoje é considerado um dos maiores pianistas de todos os tempos, em especial pela contribuição que deu ao desenvolvimento da técnica do instrumento.

 Olivier Moulin é professor do Conservatório de Música Gautier d’Epinal e professor honorário da Universidade Normal Jiangxi de Nanchang na China. Foi diplomado pelo Conservatório Nacional Superior de Música de Lyon onde obteve o 1º lugar por unanimidade e com elogios do Júri.

 Laureado com vários prêmios nacionais e internacionais (Radio France, Epinal, Jeunesses Musicales de France, Maurice Ravel em Saint-Jean de Luz, Bernburg…), ele recebeu o apoio do Patrocinador Musical Société General e do programa Déclic de Culturesfrance, beneficiando a promoção de jovens músicos no estrangeiro.

Funesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário