terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Candomblé marca presença na celebração de posse do novo Governo da PB

                             Ialorixá 'Mãe Chaguinha' de Oxum

Inovação e respeito a diversidade. Pela primeira vez a religião afrodescendente (candomblé) vai estar presente em uma cerimônia de posse do governador e vice-governador da Paraíba. A Celebração Ecumênica está marcada para as 11h, do dia 01 de janeiro de 2011, no auditório da Estação Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano Cabo Branco.

Na solenidade, o Babalorixá Erivaldo Silva vai falar sobre a importância do candomblé e sua representação de gênero, por se tratar de uma das poucas  religiões que não só tem homens(Babalorixás) na linha de comando dentro dos terreiros, como também mulheres que são as Ialorixás com as mesmas responsabilidades com os orixás e os filhos de santo.  

Representantes de outras religiões também irão falar sobre suas crenças. Após a fala do Babalorixá(Pai de Santo) se apresentam as Ialorixás(Mães de Santo) que homenagearão as suas ‘Yabás’ - Orixás femininos: Oxum, Iansã  e Iemanjá.

Com mais de trinta anos dedicados à vida religiosa, entre as Ialorixás estará presente uma das mais respeitadas e conhecedoras da religião afrodescendente, a filha de Oxum, a senhora Francisca das Chagas “mãe Chaguinha” do Ilê Axé Omi lodé (filha das águas com as matas), situado em Mangabeira.  (nas fotos abaixo)


Ialorixá Chaguinha - filha de Oxum

Além da cerimônia ecumênica, a programação do posse do Governador Ricardo Coutinho e do Vice Rômulo Gouveia, consta ainda de sessão da Assembleia Legislativa, revista à tropa, transmissão de cargo e um show comemorativo no final.

15h – Sessão da Assembleia Legislativa – Praça do Povo do Espaço Cultural / Tambauzinho
16h30 – Revista à Tropa e Transmissão de Cargo – Praça João Pessoa / Centro
20h – Show com Cabruêra, Biliu de Campina e Adeildo Vieira - Ponto de Cem Réis – Centro



Edileide Vilaça e Marcos Caetano

3 comentários:

  1. tou de peito lavado, até pensei que jamais fosse assistir isso na Paraíba!!!!!
    Espero que as pessoas que agiram de modo bruto durante a última campanha eleitoral,gerando mais desinformação e gestos truculentos, estejam neste momentos revendo a posição errada e irrsponsável que assumiram publicamente> a guerra religiosa que tentaram implantar na Paraíba.
    Deus não lhes deu o título de Donos da Verdade rssssssssssss
    está certo que a guerra religiosa é surda e existe em todos os lugares, mas devemos reconhecer o avanço que representa contar com figuras como Chaguinha e Erivaldo na solenidade de posse de um governador.
    Tomara que os orixás sejam tratados a partir de agora com o respeito e a seriedade que tanto merecem.
    O resto passa!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse é o Chico Noronha que eu conheço. Um beijo amigo!

    ResponderExcluir