domingo, 12 de dezembro de 2010

Olhe para o céu: 'chuva de Meteoros' durante toda esta semana

 Começou nesta segunda (13) a ‘chuva de meteoros’ chamada Geminídeos. Espera-se uma taxa de uma ou duas estrelas cadentes por minuto.
 
A Nasa, a agência espacial americana, anunciou que começou nesta segunda-feira (13) a chuva de meteoros conhecida por Geminídeos. O momento mais intenso do espetáculo celeste, que dura até quinta (16), será a partir das primeiras horas de terça-feira.

 A Geminídeos é uma chuva de meteoros das mais intensas. A chuva está associada à larga trilha de destroços deixados pelo asteroide 3200 Phaethon. Espera-se uma taxa de um ou dois meteoros por minuto.

 Quando uma partícula entra na atmosfera da Terra e se aquece após o atrito com o ar, vê-se no céu um risco brilhante. A temperatura se torna tão alta que o objeto acaba se evaporando e raramente chega à superfície. Esses objetos luminosos são chamados de meteoros ou, popularmente, de estrelas cadentes. Vez ou outra, um meteoro tem tamanho suficiente para resistir ao calor do atrito e consegue chegar ao chão. Quando isso acontece ele é chamado de meteorito.

 São esperados meteoros rápidos e brilhantes, mas eventualmente um ou outro mais lento poderá cruzar o céu, brilhando mais forte até se desintegrar por completo.

 A dica para observar essa chuva é simples, basta olhar para a direção nordeste  a partir de um local escuro. Sem telescópio ou binóculo.

 O melhor horário para observar será após a meia-noite. Vai ser Estrela cadente a cada minuto. Eu já estou pensando nos pedidos que vou fazer amanhã na chuva de estrelas cadentes... e você? vai pensando aí. Aliás, já tem pedido meu vindo por antecipação. Agradeço sempre as forças positivas do universo.Quem planta flores, colhe flores!
Lembre-se: a Nasa informou que o fenômeno vai acontecer até a próxima quinta-feira, dia 16. Aproveite, eu já vi... tomara que você consiga!

"olha pra o céu meu amor....vê como ele está lindo..."

Com informações do portal G1
Editoria: Ciência e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário